domingo, 24 de outubro de 2010

Reunião sobre a Horta

É preferível arriscar coisas grandiosas, conquistar triunfos e glórias mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não sofrem muito, nem gozam muito, porque vivem na penumbra obscura e cinzenta dos que não conhecem nem a vitória, nem a derrota”. Franklin Delano Roosevelt

Reunião do dia 20/10/2010

Retrospectiva

Como começou a ideia da horta... Ana Maria, Elisângela (turma C)... após um reunião para exposição das atribuições do técnico em Agroindústria
Dificuldades encontradas:
- Demora na aprovação do plano de ação;
- Falta de parceira com comércio para termos o material para implantação
- Tudo mudou com a aprovação do plano de ação;
- Ter como implantar a horta e o solo muito compactado e pobre em nutrientes
- Empreita para cercar o local
- Divisão da área de plantio (em quatro partes iguais!).
- Começa o plantio sem as técnicas adequadas (tínhamos adubo químico mais faltava adubo orgânico e não deu para fazer a análise de solo, mesmo o solo tendo sido coletado).
- A horta como local de aprendizado (aprender com o erro)
Mas, para que fazer uma horta na escola?

Objetivos:
Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
Conhecer técnicas de cultura orgânica;
Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
Integração entre as quatro turmas do curso técnico em Agroindústria;
E aqui começa a reunião, se temos tudo para ter sucesso na horta, por que está faltando integração?
Itens abordados:

- Material comprado pelo plano de ação é para todas as turmas;
- A quantidade de água utilizada está sendo grande(havendo desperdício)
- Após a colheita é necessário preparar o solo corretamente para o novo plantio;
- As botas são do curso técnico, não coloque nome, usou lavou.Quantidade de botas sete léguas não é suficiente para atender a todos
- Regadores são do curso técnico, então se duas turmas estiverem na área todos tem o direito de irrigar, ou seja, temos 9 regadores em uso por isso é necessário que se tenha maturidade suficiente para que o colega da outra turma não tem que esperar um grupo de uma sala terminar poder usar.
- Divisão da sala em grupos de trabalho (lembrar-se que não existe sábado e domingo na Agricultura).
- Ser solidário com as outras turmas (por exemplo, se você notar que ninguém do plantão chegou para molhar não custa nada molhar aquela pequena área também
- Uniformizar o tamanho os molhos, bem como o preço;
- Como investir o pouco dinheiro da colheita -que tipo de prestação de contas poderá ser feita;
- Não sair em horário de aula para vir para a horta;

Os itens que causaram polêmica e que fizeram com que esta reunião acontecesse foram os seguintes:

- Troca de acusações - por que não o dialogo?
A coordenação foi informada que estava acontecendo "roubo" de adubo, enquanto é uma bota que fica suja, ou um material na área é possível conversar, mas perante a acusação foi necessário confrontar as duas turmas(1º vespertino que estava sendo acusado e 2° B que estava acusando) não foi possível estabelecer o dialogo, pois as pessoas que acusaram voltaram atrás e disseram que não acusaram ninguém.

- Quantidade de leiras - Reintegração de posse:
2º B - 07 leiras
2º A - 04 leiras
1º matutino - 10 leiras
1º vespertino - 08 leiras do tamanho normal e 4 leiras pequenas.

O plantio começou com o 1º ano matutino, seguido pelo 2º ano B. No dia 20 de setembro de 2010, após o retorno do SBPC, foi visto que o 2ºano A ainda não tinha começado a plantar, bem como o 1º vespertino, foi pedido aos alunos do 2º ano B para que aguardassem até o quarto horário do turno vespertino para que em reunião a coordenação tivesse um decisão sobre a área do 2º ano A. No intervalo das 16 horas, antes de uma decisão os alunos 2º ano A, os alunos do 2º B plantaram duas leiras. Já plantadas não havia muito o que se fazer, então se uma leira era do 2º ano A, metade da produção seria deles. Isto foi antes da reunião, quando este assunto foi tocado, a coordenação pela 2ª vez foi chamada de mentirosa( a coordenação cedeu a semente de coentro). O aluno Emerson do 2º ano A falou em nome da turma e abriu mão do lucro da colheita do coentro e ficou decidido que após a colheita a leira será do 2º ano A.

- O 2º ano B está de parabéns pela iniciativa e presença constante na horta, apesar de não gostar de ser criticado quando tomam uma atitude errada.

" O homem que não comete erros, geralmente não faz nada."

"Quem exagera no argumento prejudica a causa.” Friedrich Hegel

- O 2º ano A precisa se organizar nos plantões e levar a sério a horta, alguns alunos precisam amadurecer e entender que estão em um curso tecnico.

“Educar não é cortar as asas: é orientar o vôo.”

- 1º vespertino começou a se interessar pela horta faz pouco tempo, mas em momento algum na reunião questionou por que tudo que acontece de errado eles são acusados

"Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição.” Indira Ghandi

- Parabéns ao 1º matutino que tenta não se envolver nessas pequenas discussões e pela solidariedade, que na maioria das vezes não são correspondidos.
Para vocês pela maturidade:

"Mentes grandes discutem idéias; mentes medianas discutem eventos; mentes pequenas discutem pessoas". Blaise Pascal

A coordenação pedagógica existe para tentar solucionar os problemas das quatro turmas do curso técnico.A direção tinha conhecimento dos assuntos abordados, a pauta da reunião foi entregue em mãos.






Rosângela Cardoso da Guarda
Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário